Condução da Chama Olímpica Rio 2016 – São Luiz do Paraitinga/SP.
A condução da Chama Olímpica que antecedeu os Jogos Olímpicos Rio 2016, foi um evento muito importante que agitou o País. O início ocorreu na cidade de Brasília em 03 de maio de 2016 e terminou na Cerimônia de Abertura realizada no dia 05 de agosto no Estádio do Maracanã. Coube ao nosso atleta maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima o acendimento da Pira Olímpica.
Fui indicado para ser um dos condutores da Chama pelo amigo e exemplo de atleta, o triplista Jadel Gregório, que mantém até a presente data o recorde sulamericano do Salto Triplo com a distância de 17m90. A escolha se deu no período em que desempenhei a função de Coordenador Estadual de Programas para a Juventude do Estado de São Paulo, Órgão vinculado à Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude, à época Jadel era o Secretário Adjunto e teve conhecimento do meu trabalho realizado no esporte com pessoas deficientes visuais e as atividades desenvolvidas relacionadas à promoção de saúde e qualidade de vida, a fim de promover o bem-estar da sociedade, sobretudo nos ambientes de trabalho.
No dia 27 de junho abri o revezamento na cidade de São Luiz do Paraitinga, defronte ao Ginásio Municipal, onde recebi a Chama da Tocha Guardiã que me foi passada por dois jovens estudantes da rede municipal de ensino daquela cidade e a transportei por aproximadamente 140m. A sensação foi incrível, pois me senti representando todos os brasileiros, sobretudo o povo daquele município, o qual ainda se reergue da enchente ocorrida em 2010, que praticamente deixou a cidade debaixo d’água.
É um motivo muito especial e de orgulho ter sido escolhido pela pessoa que o fez e pelos critérios, afinal, foi a primeira edição das disputas realizada no Brasil depois que os Jogos Olímpicos da Era Moderna foram resgatados pelo Barão Pierre de Coubertin e que estimula a prática esportiva por todos os povos do mundo.
Deixe um comentário