Pirâmide da vida.
Tudo bem amigos?
Embora a imagem seja antiga e faça parte do estudo Hierarquia das Necessidades desenvolvido pelo brilhante Psicólogo americano ABRAHAM MASLOW (1908-1970), gosto muito de trazê-la nas palestras para que possamos refletir sobre a realidade de várias pessoas, quiçá também nossas nos dias atuais, vejamos:
Na minha visão de educador físico: Maslow se referiu a base da pirâmide para enfatizar que ela deve ser composta por cuidados com o sono, a alimentação adequada às suas necessidades de gastos energéticos, a hidratação, a atividade sexual, a excreção, a visita periódica ao médico e à prática de exercícios físicos regularmente, quem age assim, têm condições físicas favoráveis para buscar melhorias na segurança, relações sociais, autoestima e sentir-se autorrealizado.
Porém, o que se vê hoje em dia, é uma busca desenfreada pela obtenção de recursos financeiros visando a AUTO REALIZAÇÃO, transparecendo que é muito mais importante termos bens materiais, pois a partir deles, poderemos melhorar as nossas condições de vida, o que não deixa de ter um fundo de verdade, mas devemos sempre lembrar, que um corpo e uma mente cansada não conseguem produzir forças para o cumprimento com êxito de todas as tarefas que nos impomos no dia a dia, além de gerar também possibilidades para que vários tipos de doenças se manifestem no nosso organismo. Tomem muito cuidado com a inversão da pirâmide.
Portanto, o momento é propício para reflexões, pois “tempo passado não volta”, o presente está aí para ser vivido em toda a sua plenitude e nos prepararmos para o amanhã. Ao longo da minha trajetória profissional vi várias pessoas deixarem para o amanhã os cuidados com a saúde e de se dedicarem a si mesmo, aos familiares e amigos, na verdade, sabemos que nem sempre isso é possível, todavia nenhum de nós somos capazes de prevermos os momentos subsequentes de nossas vidas. Fica a dica.
Deixe um comentário