Palestra “Saúde, qualidade de vida, família, trabalho e exercícios físicos”
Foi uma honra ministrar palestra na Casa da Esperança, em Santos/SP, no dia 25/04/2018, na Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), cujos organizadores Gil Emerson Lima Aguiar e Marília Belloc de Saraiva, respectivos Administrador e Coordenadora, demonstraram toda a dedicação daquele Órgão com os cuidados à saúde e a qualidade de vida dos colaboradores.
Os temas discorridos para Médicos, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, Assistentes Sociais, Nutricionistas, Professores de Educação Física, profissionais da administração e convidados, foram:
- a importância da mudança do estilo de vida, entre elas, a prática regular de exercícios físicos, a alimentação de forma saudável e dizer não ao tabagismo e às bebidas alcoólicas;
- a realização dos exames médicos periódicos visando prevenção às doenças cardiovasculares, que levam à morte precoce;
- o combate ao sedentarismo diretamente ligado ao sobrepeso e obesidade;
- a atenção aos familiares e amigos;
- os cuidados com os excessos ao tempo de permanências nas redes sociais, que por vezes distanciam pessoas;
- os descuidos com a saúde física, mental, social, financeira e espiritual que levam os indivíduos ao estresse e à depressão;
- a busca desenfreada pelo alto padrão de vida, que conduz a atitudes reprováveis como poucas horas de sono, má alimentação, falta de tempo para familiares, além da não destinação de tempo para si mesmo;
- o lazer, o esporte e a diversão com familiares e amigos, como fatores de socialização, motivação e elevação da estima, entre outros benefícios.
Tudo isso, por meio de didática descontraída, dinâmica, reflexiva, interativa e o uso de linguagem adequada ao público. No final da palestra foram orientados aos participantes exercícios físicos de alongamentos capazes de promover sensação de bem-estar e em seguida sorteios de brindes.
A Entidade atende Crianças e Adolescentes de 0 a 18 anos que apresentam comprometimento motor, intelectual de leve a moderado, associado ou não à dificuldade motora, não paralítica, que afete simultaneamente a capacidade intelectiva e o desempenho da coordenação de movimentos e sensoriais de sua capacidade neuropatológica, central e periférica.
Recebemos a doação de uma cadeira de rodas própria para corrida do tipo “Crono Racing”, a qual foi doada a Associação dos Policiais Militares Deficientes Físicos do Estado de São Paulo (APMDFESP), durante reunião no dia 27/04/2018.
Parabenizamos aos organizadores pelo brilhante evento e agradecemos o convite e pela gentileza na doação da cadeira, que certamente será de grande valia ao fomento para que outras pessoas com deficiências físicas possam praticar esportes.
Mais imagens acessem o Instagram.
Conheçam mais sobre a Casa da Esperança em:
https://www.casadaesperancadesantos.org/
Comentários (2)
Muito boa a palestra
Recomento
http://afinandocintura.com/
Obrigado meu amigo, fico muito feliz em saber que entendeu a proposta da palestra e gostou das abordagens. Um fortíssimo abraço.