É fato ou fake que os exercícios físicos são aliados antiestresse na pandemia?
Estamos travando uma luta para mantermos os nossos “nervos no lugar”, pois passamos pela maior pandemia do século, onde as incertezas do futuro provocam reações em nosso organismo, uma delas é o estresse, que pode trazer várias complicações a nossa saúde, as quais se não forem tratadas, possivelmente poderão nos levar ao infarto agudo do miocárdio, a um derrame cerebral, ao aumento da pressão arterial e à depressão entre outros problemas de saúde. Porém, temos nos exercícios físicos um remédio natural que possibilita a redução dos seus efeitos. É exatamente sobre ele que eu quero te falar.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, estresse é uma reação do nosso organismo a determinado estímulo, que nos coloca em estado de alerta, a partir daí, temos duas respostas: fugimos ou enfrentamos aquela situação. Os principais sintomas são: aceleração dos batimentos do coração, suor, tremores pelo corpo, boca seca, adrenalina, ansiedade e o aumento da pressão arterial.
O estresse pode ser causado por uma informação positiva, um exemplo é aquela reação que temos diante de uma promoção no ambiente de trabalho, que certamente provocará algumas mudanças de local, atividades e relacionamentos, ou informações negativas, oriundas de notícias ou acontecimentos de fatos violentos ou traumáticos, ocorridos conosco ou com outras pessoas. Em ambos os casos o nosso sistema nervoso libera hormônios, um deles é o cortisol, que em excesso pode provocar danos a nossa saúde. Em tempos de pandemia, é bom termos cuidado com as informações que estão entrando em nossos cérebros.
Dependendo dos sintomas apresentados, sua duração e as atitudes das pessoas, é recomendável a procura de ajuda de uma equipe de apoio multidisciplinar, geralmente formada por Médicos Psiquiatras, Psicólogos, Terapeutas e Profissionais de Educação Física. Todavia, não podemos deixar de lado a ajuda religiosa, que certamente trará de volta o equilíbrio emocional. Sugiro que dê uma pausa na leitura desse artigo e assista ao vídeo sobre Estresse pós-traumático, vale a pena, pois você possivelmente conhece alguém que passa por essa situação.
Obviamente, que por ser Professor de Educação Física e Palestrante de temas sobre saúde, qualidade de vida e bem-estar, vou sempre recomendar a prática de exercícios físicos e a adoção de um estilo de vida saudável, pois tenho plena convicção de que grande parte da nossa sociedade necessita conhecer os seus benefícios.
Após a realização dos exercícios, o nosso corpo é tomado pelos hormônios serotonina, endorfina, dopamina e ocitocina, que causam sensações de prazer, conforto, êxtase, alegria, confiança e alívio das tensões, os quais auxiliam no afastamento de sentimentos, pensamentos e lembranças ruins, trazendo assim a paz interior que tanto necessitamos. A pessoa que faz exercícios físicos, geralmente observa melhorias na execução de outras atividades do dia a dia e sente renovada a sua motivação para viver.
Nesse momento, outros cuidados também são relevantes para a nossa mente, tais como: “manter contato com amigos e familiares; realizar atividades de lazer; limitar o acesso às notícias ruins, pois elas podem desencadear distúrbios de ansiedade; seguir as recomendações dos Órgãos de Saúde; comunicar a alguém quando sentir sintomas de tristeza ou ansiedade; prestar atenção às suas próprias necessidades, sentimentos e pensamentos e auxiliar outras pessoas em grupos de risco”. Essas dicas estão no artigo Pandemia de medo e Covid-19: impacto na saúde mental e possíveis estratégias, publicado na Revista Debate em Psiquiatria, 2020, Nº 2 – Abr/Jun 2020, que poderá ser acessado pelo link https://www.abp.org.br/rdp2020
Assim, nessa pandemia, onde somos abastecidos por informações vindas de vários meios de comunicações, as quais somadas às adversidades que a sociedade possa estar passando, que podem levar ao estresse, o ideal é fazermos exercícios físicos, pois eles auxiliam na manutenção da saúde mental e nos conduz pelos caminhos da esperança de que tudo vai terminar bem. Mexer-se é um dos melhores remédios no momento e as contraindicações são somente em alguns casos bem específicos. Agora que você já sabe “o caminho das pedras” e que essas informações são fatos e não fakes, que tal colocar em prática e compartilhar com seus amigos, familiares e companheiros de serviço?
No meu canal no youtube WCCS Palestras, tem outras informações importantes que poderão te ajudar nessa caminhada, por isso te faço um convite, clique no link abaixo para me seguir, ok? Estamos juntos e juntos seguiremos. Fique a vontade para comentar. Desejo sucesso. Um abraço.
https://www.youtube.com/channel/UCPHTY6O-d0LxfC9_wP2PHSw
Autor:
Wilson Carlos Costa dos Santos: Capitão da Polícia Militar do Estado de São Paulo, graduado em Educação Física (CREF-058488 G/SP), Personal Trainer, Palestrante, Consultor de Bem-Estar, ex Coordenador Estadual de Programas para Juventude, Órgão à época subordinado a Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo. Atualmente CEO da empresa WCCS Palestras.
Deixe um comentário