Exercícios físicos nas redes sociais: seremos os mesmos pós-pandemia?
A realidade atual acena para a necessidade de mudanças em nossos comportamentos. Depois de passada a pandemia, espera-se da sociedade adaptações às novas realidades, sobretudo no mundo virtual: trabalhos em home office, educação a distância, a telemedicina e as conversas por videoconferência, estão se evidenciado como aquilo que veio para ficar. E a prática de exercícios físicos, como adoção de hábitos de vida saudável, como podemos tratá-la diante da evidência de um mundo cada vez mais ligado às telas?
É fato que que estamos começando a viver uma Nova Era onde nossos valores e atitudes estão e serão revistos nos próximos meses. Neste contexto atual e futuro acreditamos que o tema saúde estará em pauta em todas a famílias. Mudar hábitos de vida tem sido uma das recomendações para que possamos nos adaptar à nova realidade.
A permanência por longos períodos sentados realizando diversos tipos de atividades é uma tendência mundial, e segundo a Organização Mundial da Saúde, um dos fatores relacionados ao crescente número de pessoas acima do peso ou obesas. Ficar muito tempo parado prejudica o bom funcionamento do nosso organismo. Mexer, levantar, arrastar, puxar e caminhar, são as “ordens do dia”.
Perante a nova realidade, a educação física também se reinventa e apresenta exercícios com o emprego de movimentos que possam ser feitos em casa, com ou sem materiais e aparelhos disponíveis, os quais temos plena certeza dos seus bons resultados, diante das qualidades de aulas ora exibidas nas redes sociais.
Será um grande desafio a mais para superar, se considerarmos que a maioria das pessoas realizavam suas atividades físicas em academias, parques, clubes e noutros locais abertos. Contudo, o momento não requer reuniões e ajuntamentos. Assim orientam os Órgãos de Saúde em todo o mundo.
O profissional de Educação Física na importante prescrição de exercícios físicos.
O Conselho Regional de Educação Física do Estado de São Paulo (CREF-4) reconhece as atividades prestadas pelos Profissionais de Educação Física, através da “Resolução de nº 123/2020, que dispõe sobre teleatendimento realizados no território do Estado, na orientação de atividade física e desportiva através de atendimento à distância nas modalidades: Teleconsulta, Teleaula, Teleconsultoria e Análise de Metadados”, para a população.
Uma coisa é certa, Professores de Educação Física, têm expertise em estimular pessoas a “malhar”, suar, enfrentar e superar obstáculos. A sociedade, mais do que nunca, necessita dos seus serviços. Logo, acreditamos na adequação dos seus conhecimentos às mídias digitais para que possam dar continuidade a essa nobre missão de INSTRUIR E EDUCAR OS INDIVÍDUOS PARA QUE SE CUIDEM.
Assim, diante das diversas prestações de serviços disponíveis no mercado exibidos por meio de telas, a prática de atividades físicas e a orientações sobre adoções aos hábitos de vida saudáveis, entre eles os exercícios físicos, se encaixam perfeitamente na realidade em que vivemos, e certamente, permanecerão como opção para aqueles que desejam ter vida longa e com menos problemas as suas saúdes.
Autores:
Airton Carlini: autor e palestrante, ex CEO da Pritchetti no Brasil e expert no tema Change Management, Network, Marketing e Inovação. Ex Gestor de Comunicação da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo. Ministrou palestras em inúmeros Congressos Nacionais e Internacionais. Treinou milhares de profissionais em empresas como: Avon, Dupont, Philips, Pamcary, Banco de Sangue São Paulo, Souza Cruz, VSB Tubes, Volvo, Alphaville Urbanismo, Imigran Micro, Câmara Alemã, Lincx, Hospital São Luiz, Dicico entre outras. É autor do livro Marketing Aplicado as ONG’s, que foi o primeiro livro de marketing publicado no Setor. Praticante de modalidades esportivas e apaixonado por esportes.
Wilson Carlos Costa dos Santos: Capitão da Polícia Militar do Estado de São Paulo; graduado em Educação Física (CREF 058488 G/SP), Personal Trainer, Palestrante e Consultor de Bem-Estar, ex Coordenador de Programas para Juventude na Secretaria Estadual de Esportes SP. Proferiu palestras para colaboradores de empresas públicas e privadas, entre elas: Casa Militar do Governo de São Paulo, Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, 1º Batalhão de Trânsito da Polícia Militar de SP, Prefeitura da cidade de Guarujá/SP e Cruz Azul Saúde e Educação.
Deixe um comentário