Exercícios físicos para idosos viver com mais saúde
Ao iniciar este assunto gostaria de esclarecer que segundo a Lei 10.741 de 20031, que regulamentou o Estatuto do Idoso, considera-se para os devidos fins como “Idoso”, aquela pessoa com idade igual ou superior a 60 anos. No § 1º do artigo 10, lê-se que é dever do Estado e da sociedade, assegurar-lhes o direito à liberdade, ao respeito e à dignidade na prática de esportes e diversão.
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD-2015), há estimativa de que cerca de 9,2 milhões de idosos praticaram esportes e/ou atividade física naquele ano, certamente, este número aumentou muito no País.
O ideal é continuarmos fomentando cada vez mais o exercício físico e darmos outras orientações, para os nossos pais, avós, familiares, amigos em geral e todas aquelas pessoas desta faixa etária que tivermos contatos, pois são inúmeros os ganhos obtidos, que podem levar ao prolongamento de suas vidas2.
Idosos: exames de saúde
Embora haja ampla campanha de divulgação, muitas pessoas idosas ainda não realizam exames de saúde, sobretudo os preventivos de cânceres e de problemas cardiovasculares, e desconhecem também suas condições atuais de higidez física, entre os motivos mais alegados estão: desconhecimento, falta de planos de saúde, Sistema Único Saúde precário, falta de acompanhantes e situação financeira que não lhes permitem custeios com deslocamentos e consultas. Cabe também lembrar os riscos que correm aqueles que realizam exercícios físicos e esportes sem exames médicos e orientações de profissionais capacitados.
Exercícios físicos na melhor idade
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a combinação de exercícios físicos regulares e/ou a prática de esportes com a alimentação saudável, para que o idoso tenha qualidade de vida saudável durante o envelhecimento.
Caminhada
A caminhada tem sido a modalidade esportiva mais escolhida nesta faixa etária, principalmente pelas vantagens e benefícios3, desde que não haja contraindicações médicas, pois além de melhorar muito a condição cardiorrespiratória e a resistência física, ela tonifica os músculos e promove sensação de bem-estar.
Fortalecimento muscular
As alterações fisiológicas decorrentes do envelhecimento, sobretudo a perda de massa muscular, faz com que indivíduos idosos tenham força física diminuída, isso se chama sarcopenia, que reflete diretamente na capacidade de realização das tarefas cotidianas mais simples e na qualidade de vida. A fim de reequilibrar essa força, faz-se necessário um trabalho devidamente orientado de fortalecimento, feito por um Professor de Educação Física especializado.
Alongamentos
Desde que não haja restrições, pessoas da “melhor idade” devem fazer alongamentos para também aumentar a flexibilidades, pois muitos acidentes, principalmente os domésticos, são causados pelo encurtamento dos movimentos e na redução da coordenação motora, que afeta diretamente a marcha, o salto, a corrida, o equilíbrio e outras valências físicas. Uma excelente opção são os exercícios feitos no método Pilates.
Jogos da Melhor Idade
Algumas cidades no País realizam jogos incentivando a: descontração, integração, esportividade, socialização e confraternização entre os idosos. As principais modalidades são: Voleibol Adaptado, Dança, Atletismo, Natação, Tênis de Mesa, Xadrez e Bocha.
Fontes consultadas:
1. Lei 10.741 de 01 de outubro de 2003. Dispõem sobre o Estatuto do Idoso dá outras providências. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.741.htm. Acesso em 09mar2018.
2. Idosos que praticam exercícios físicos podem viver por mais tempo. Disponível em http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2016/02/idosos-que-praticam-exercicios-fisicos-diarios-podem-viver-por-mais-tempo.html. Acesso em 11mar2018.
3. Caminhada: orientações e benefícios. Disponível em http://wilsoncarlospersonal.com.br/caminhada-orientacoes-e-beneficios/. Acesso em 10mar2018.
Deixe um comentário