Caminhada: orientações e benefícios
O americano Edward Payson Weston1, pai do pedestrianismo moderno, divulgou maciçamente a caminhada nos EUA e pelo mundo, incentivando milhões de pessoas a mudar seus estilos de vida e a adotarem hábitos saudáveis, hoje, além de modalidade esportiva ela é o exercício físico mais recomendado e atrai cada vez mais participantes.
De acordo com o Diagnóstico Nacional do Esporte2 divulgado pelo Ministério do Esporte em 2016, no Brasil a caminhada já é a 2ª modalidade mais praticada, ficando atrás somente do futebol.
A Organização Mundial da Saúde a recomenda na promoção à saúde e prevenção de doenças, com pelo menos 150 minutos de exercícios físicos de intensidade moderada, ou 75 minutos de atividades aeróbia intensa por semana.
Por que caminhar?
Porque a caminhada promove os seguintes benefícios:
- Baixo custo, com vestimentas e materiais;
- Pode ser praticada em qualquer local público (parques, ruas, avenidas, campos, clubes, praças, academias, esteiras, etc), desde que seja seguro;
- Melhora a saúde de forma geral, principalmente nos sistemas circulatórios, respiratórios, ósseos e na prevenção de cânceres;
- Melhora a autoestima, a motivação, a socialização, diminui o estresse e eleva o bom humor;
- Sua prática constante diminui o excesso de gordura corporal, perigosa para a saúde, sobretudo pelos riscos ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares;
- Deixa seus praticantes mais felizes.
Participação da família:
Como Educador Físico eu indico a caminhada na intensidade leve aos iniciantes, àqueles que possuem recomendações médicas ou que estão retornando de lesões, e que avancem os níveis na medida em que forem melhorando o condicionamento físico ou restabelecendo a saúde. Aos demais a sugiro na intensidade vigorosa.
Orientações sobre intensidades:
- Leve: entre 55% e 65% da FCmáx ou próximo a velocidade de 6Km/h na esteira;
- Moderada: entre 65% e 70% da FCmáx ou próximo de 7Km/h na esteira;
- Forte ou vigorosa: entre 70% e 85% da FCmáx ou próximo de 8Km/h na esteira.
Observação: vejam na referência 4 como calcular a Frequência Cardíaca Máxima (FCmáx) e como obter os Batimentos Cardíacos por Minuto (bpm), caso não disponham de um aparelho que os calculem.
Caminhar na intensidade vigorosa promove melhorias no colesterol total e nas suas frações de HDL e LDL, no Triglicérides e na Glicose Sanguínea3. Refiro-me àquela caminhada realizada num passo bem mais acelerado, diferentemente daquela leve, como se tivéssemos numa feira livre ou num shopping center andando e observando mercadorias, ou naquela moderada, quando ainda consigo demonstrar descontração.
Sugestão:
Leve seus filhos, mulheres e maridos, pais, mães e amigos, pois a atividade será mais prazerosa na companhia daqueles que mais ama e gosta, além de servir como incentivo e motivação para eles se exercitarem também.
Todavia, ajustem os seus paces (ritmo de passadas) e evitem distrações durante os deslocamentos, para que não se desviem do foco e percam os benefícios físicos.
Finalizo lembrando que consultas a Educadores Físicos capacitados, planejamento, força de vontade, iniciativa e perseverança são informações e qualidades necessárias para quem procura atingir seus objetivos de melhoria de vida e também de auxiliar ao próximo.
Fontes consultadas:
1. Edward Payson Weston. Disponível em https://translate.google.de/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=https://en.wikipedia.org/wiki/Edward_Payson_Weston&prev=search. Acesso em 22fev2018.
2. Diagnóstico Nacional do Esporte. Ministério do Esporte. Disponível em http://www.esporte.gov.br/diesporte/images/graficos/anexo_43_Esportes_praticados_em 2013.jpg. Acesso em 24fev2018.
3. Atividade Física e Perfil Lipídico no Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil). Publicado no Arquivo Brasileiro de Cardiologia. 2016; 107(1):10-19. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/abc/v107n1/pt_0066-782X-abc-20160091.pdf. Acesso em 26fev2018.
4. Como medir seus batimentos e calcular a frequência cardíaca. Disponível em http://saude.ig.com.br/bemestar/calculando-a-frequencia-cardiaca/n1596962277487.html. Acesso em 26fev2018.
Deixe um comentário