Aquecer e alongar para ter flexibilidade
Quem pratica exercícios físicos fica sempre em dúvida sobre qual é o momento ideal para realizar os alongamentos, antes ou depois das atividades, se aquece antes ou não de fazê-los e se ele aumenta a flexibilidade. A fim de auxiliá-los, proponho a leitura deste post, onde responderei os questionamentos e espero contribuir com as informações, pois “Cuidar da sua saúde, é o que interessa!”, ok?
Aquecimento musculoarticular1:
Sua finalidade é preparar o corpo de forma geral e gradual, para iniciar exercícios físicos ou modalidades esportivas, deixando as articulações e os músculos aptos a serem empregados num determinado movimento de acordo com a intensidade do esforço aos quais serão submetidos.
Existem duas formas de aquecimento:
- Passivo: utiliza meios externos para manter o corpo aquecido, como por exemplo, indumentárias, duchas quentes, massagens, etc;
- Ativo: consiste em movimentos corporais executados de forma geral, usando grandes grupos musculares, os trotes suaves feitos que antecedem uma atividade são exemplos dele;
- Geral ou específico: são exercícios específicos feitos para uma determinada modalidade, visando grupos musculares mais selecionados.
O ideal é sempre aquecer antes de alongar, principalmente nos dias mais frios, quando existe tendência a estarmos com a musculatura mais contraída para mantermos aumentada a temperatura corporal, principalmente se não usamos agasalhos.
Alongamentos:
São exercícios feitos para aumentar a flexibilidade e o comprimento muscular, visando maior amplitude de movimentos numa determinada articulação. Uma pessoa que realiza constantemente alongamentos, terá menos ocorrências de lesões se comparada àquela que não faz.
Observação:
- Após uma atividade intensa, antes de alongar aguarde o seu corpo resfriar por alguns minutos, pois existe a possibilidade de aumentar as microlesões nos músculos causadas pelos exercícios;
- Desde que não haja restrições, pessoas idosas podem fazer exercícios de alongamentos para aumentar a flexibilidade, por que muitos acidentes com elas acontecem por terem diminuída suas coordenações motoras, que afetam a consequentemente a marcha, o salto, a corrida, o equilíbrio e outras valências físicas. Sugiro os exercícios feitos no método Pilates.
Benefícios2:
- Previne o encurtamento muscular;
- Previne lesões;
- Melhora o desempenho, pois aumenta a amplitude dos movimentos;
- Alivia as dores;
- Melhora a postura corporal;
- Diminui a tensão muscular.
Flexibilidade:
Pode ser definida como a possibilidade dos tecidos corporais estenderem dentro de uma amplitude de movimentos numa articulação ou num grupo de articulações, sem sofrer rupturas ou lesões. É uma capacidade individual afetada por alguns fatores como: sexo, idade, genética familiar, massa muscular, gordura corporal, condicionamento físico, hábitos de vida, treinamento, tecido conjuntivo, estrutura articular, etc.
Em caso de dúvidas, contate-me e “FALE COMIGO”. Será um grande prazer poder saná-las e te auxiliar.
Bibliografias consultadas:
1. Princípios fisiológicos do aquecimento e alongamento muscular na atividade esportiva. Publicado em Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Publicado em Revista Brasileira de Medicina do Esporte, vol.16 no.3 Niterói May/June 2010. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922010000300015. Acesso em 17fev2018.
2. Alongamento: exercitar a flexibilidade deve ser prática regular de todo os atletas. Disponível em http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/guia/alongamento-exercitar-flexibilidade-deve-ser-pratica-regular-de-todo-atleta.html. Acesso em 16fev2018.
3. Flexibilidade. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Flexibilidade. Acesso em 20fev2018.
Deixe um comentário