Home office sim, sedentarismo jamais
Uma alternativa encontrada pelas empresas para não parar totalmente suas produtividades em tempos de quarentena, foi o home office, àqueles colaboradores, cujas atividades que exerçam, permitam atuar nessa modalidade. Realizar serviços em casa traz vantagens para a qualidade de nossas vidas, sobretudo, pela economia de tempo e custos com deslocamentos, a diminuição do estresse e o contato mais próximo com familiares. É possível unir a prática de exercícios físicos, com as demais atividades, porém requer algumas observações, sobre as quais abordaremos.
Segundo um estudo do Ministério da Saúde publicado em 2019, mais da metade da população brasileira adulta, ou seja, aquela fisicamente ativa para o trabalho, encontra-se sedentária. Esse cenário necessita ser modificado, pois o SEDENTARISMO contribui para o sobrepeso, a obesidade, o surgimento e/ou agravamento de doenças, as dores articulares e nas costas, sendo esta, a maior causa de afastamentos do ambiente de trabalho.
De acordo com o Ministério dos Esportes, em 2016, a FALTA DE TEMPO é a principal justificativa alegada por indivíduos adultos, para não praticar exercícios físicos, embora reconheçam sua importância como cuidado necessário à preservação da vida e à manutenção da saúde. Então, JÁ QUE GANHAMOS TEMPO EXTRA, por que não aproveitá-lo.
É muito importante estabelecer rotinas, para conciliar: demandas profissionais, afazeres domésticos e o relacionamento familiar, pois, assim, sobrará espaço na agenda diária para nos exercitar e obtermos, consequentemente, melhorias na saúde física e mental, que reflitam em nosso desempenho. Corpo e mente sã, auxiliam muito na execução de tudo aquilo que nos propusermos realizar.
No meu canal no Youtube, acessado pelo link https://www.youtube.com/channel/UCPHTY6O-d0LxfC9_wP2PHSw, publiquei um treinamento de simples execução, numerado sequencialmente, composto por: aquecimento, fortalecimento muscular, trabalho cardiorrespiratório e alongamentos, cujas atividades foram adaptadas para ser desenvolvidas em espaços reduzidos e com a utilização do próprio peso corporal, o qual te ofereço como ajuda e estimulo à mudança do seu estilo de vida.
Portanto, é possível se exercitar em casa, mesmo com todas as ocupações que as contingências da vida nos apresenta, porém é necessário organização, para que possamos usufruir dos inúmeros benefícios de não ser sedentário, entre os quais destacamos:
■ Perda e/ou manutenção do peso corporal de forma segura;
■ Mais disposição para executar as atividades do dia a dia;
■ Aumento geral da resistência física;
■ Melhorias na imunidade;
■ Elevação da autoestima;
■ Redução de despesas com consultas médicas e remédios;
■ Maior capacidade de concentração no aprendizado;
■ sentimento de felicidade e de motivação no dia a dia;
■ Longevidade.
Deixe um comentário